domingo, 4 de novembro de 2007

Só sei que...

Há quinze dias em Luanda, jamais me passou pela cabeça encontrar por aqui um conhecido, mesmo que desconhecido em Portugal. Um amante do jogging que, como eu, fazia a marginal há anos, cruzando-nos em passadas tão suadas quanto mudas. Ainda a experimentar por aqui os novos passos de um velho hábito, dei de caras com ele com a surpresa de quem repara num adereço fora do lugar. Já não na coreografia do Atlântico bem mais a norte, mas nesta bela e mal cheirosa baía da capital angolana, cujos vapores sustenho com dificuldade e que acrescentam uma falsa sensação de endurance ao esforço que ponho na corrida.

Na volta, parei para o cumprimentar. Disse que também me havia reconhecido, muito embora com a hesitação de quem se interroga se a simples alteração de cenários justificaria uma sociabilidade há tanto tempo suspensa. Contrariamente a mim, era um habituée de Luanda, que conhecia ainda dos tempos da colonização portuguesa, no seu entender um must quando comparado com os actuais. No que começa a ser um curioso standard opinativo para a maioria dos portugueses que vou conhecendo por aqui, mesmo para os que nunca conheceram a Angola do antes da independência. O que não deixa de ser uma particularidade muito nossa, esta de ter opinião sobre o que verdadeiramente não conhecemos muito bem.

Faz lembrar Miguel Esteves Cardoso e uma sua crónica, plena de explicação sociológica, de há muitos anos atrás. Escrevia ele que existirá em Portugal um verbo que não se aprende nas escolas, o «sóssaber», utilizado sobretudo nas respostas aos inquéritos de rua das TV’s. Qualquer que seja a pergunta --- «É a favor do referendo prévio à Constituição Europeia?» ou «Fará algum sentido investir, simultaneamente, num novo aeroporto e no TGV quando ambos são meios de transportes antagónicos?» --- a resposta tenderá a ser a mesma: «Olhe, eu desse assunto não percebo nada, "só sei" é que isto anda cada vez pior»...

1 comentário:

Cleopatra disse...

Gostei do estilo. ESpero que seja um diário.
Virei espreitar ler e disfrutar...
Obrigada pelo convite