sábado, 6 de setembro de 2008

Charada do funcionalismo

Em quase tudo o que é local produtor de um serviço ou acto administrativo com o trade mark de Angola cresce o bichinho do funcionalismo. Que poderá ser definido como a tentativa de apropriação da realidade por parte dos detentores de uma determinada função pública. Trata-se de uma charada em que os próprios autores se mostram habitualmente disponíveis para esmiuçarem a racionalidade das barreiras do que eles próprios criaram, para mais facilmente depois as ultrapassarem, não raras vezes, a saltos de gasosa. O mais inocente dossier entregue numa qualquer repartição angolana, que inclua a habitual e interminável bateria de atestados, certidões, requerimentos, comprovativos, quer nas versões originais quer nas de cópias certificadas, só será finalmente aceite se lá estiverem toooodos os papéis. Se faltar um qualquer documento, haja um carimbo fora do lugar, veja-se um selo com a côr errada, note-se uma assinatura suspeita, apanhe-se um erro ortográfico, vislumbre-se uma diferente grafia qualquer, conclua-se por uma mancha invisível, volta tudo para trás. A lógica é que um processo completo a 99% continua a ser um processo incompleto. Num insofismável diktat que os guardiões do edifício burocrático angolano, aliás sustentado nos alicerces da administração que os portugueses aqui deixaram há quarenta anos atrás, não ousam sequer sonhar que se possa pôr em causa. Lembro-me da gravidade do erro cometido no meu primeiro pedido de visto para entrar em Angola. Teve como destinatário o Consulado Geral do Porto da República de Angola quando deveria ter sido dirigido ao Consulado Geral da República de Angola no Porto. Diferenças? Devolução imediata de todo o dossier de cerca de duas dezenas de documentos e mais três semanas de espera.

4 comentários:

Anónimo disse...

África é complicado, mas deve-se insistir, porque o mais dificil são os primeiros 20 anos.

O escencial é ter jogo de cintura...tambem para um bom "merengue".

yes! my love! disse...

Sem dúvida!

O difícil está no começar ~~

E eu nunca me vou esquecer de ter ouvido alguém dizer que a melhor forma de levar todos os Povos do Mundo a querer viver em Democracia era abrindo-lhes janelas de informação sobre a Democracia! para eles poderem espreitar e perceber se vale a pena ~~

Nunca será pela sua imposição à força - da Democracia - ou fazendo dela um mau exemplo - com níveis de corrupção dignos de uma verdadeira Demoniocracia - que o "instrumento" será usado como deveria e para os melhores fins.

Aqui ou em qualquer outro lugar ~~

Roberto Ivens disse...

Anónimo,

Boa charada, a sua...

Roberto Ivens disse...

YML,

Concordo. Dedico-lhe o post seguinte...